Como começar um canal no YouTube?

by - janeiro 22, 2018


Vou começar esse texto com um momento nostalgia (vocês perdoem o saudonismo e as falas dessa velha senhora de apenas 22 aninhos). Muito muito tempo atrás (Mas nem tanto) as profissões do momento eram claras: Jogador de Futebol e Modelo. Toda menina queria ser Gisele. Todo menino queria ser Ronaldinho. 

Não era raro ouvir as crianças conversando e pensando em ser coisas malucas para o futuro. Mas segundo o IPMR (Instituto de pesquisa Marcela Rondon) a maioria das crianças estavam focadas em seguir uma dessas duas profissões.

Hoje em dia, se você tem alguma criança em casa, já ouviu esta dizendo o que queria ser quando crescesse. E tenho 99% de certeza que ela disse: Youtuber. 

Esse assunto sempre gera muitas dúvidas. Muita curiosidade. É fácil? Ganha muita coisa? Trabalhar de casa? Sempre recebo muitas perguntas sobre isso e lembrei que, láaa no comecinho, eu também tentei pesquisar e não achei muitas informações. Estou chegando nos meus 100 mil inscritos, aprendi muita coisa e achei legal dar algumas dicas pra quem quer começar!

Senta que lá vem textão.

🌟 DICA UM: O retorno é lento. Eu levei uns bons meses até atingir os meus primeiros 100 dólares. Até você construir um público e uma média de visualizações, demora! Esteja preparado pra trabalhar muito tempo de graça. Na minha modesta opinião, luz, cenário, câmera, é importante? Sim. Mas não no começo. Então não invista NADA. Não se preocupe com luz, cenário, nada disso! Foque em duas coisas: CONSTRUIR O PÚBLICO e CONTEÚDO.

 DICA DOIS: A edição é uma das partes mais importantes. Uma edição boa fideliza o público! Ninguém quer assistir um vídeo maçante de 20 minutos, sem cortes, mesmo se você for a pessoa mais legal do mundo. Tem diversos programas de edição que podem ser baixados (tudo crakeado) e tudo tem tutorial no youtube!

🌟 DICA TRÊS: Parece fácil. Mas não é. Ser youtuber é um trabalho "free lancer". O que significa que você nunca sabe quanto vai receber. Tem mês que você ganha 50 reais. Tem mês que ganha 3 mil. Como se planejar? Se você paga aluguel, conta de luz, tem uma rotina que precisa de um salário fixo, você precisa parar e pensar "será que eu consigo viver sem saber quanto e QUANDO vou receber?"
Meu namorado pagou MUITAS saídas e segurou a nossa barra (até hoje) pra que eu pudesse ter a liberdade de investir nesse trabalho. Trabalhar com internet é um investimento!


 DICA QUATRO: O contato com as marcas é CHATO. Tem milhões de Youtubers e Instabloggers, o que te difere das outras? E como a marca vai te descobrir? No começo tem que se humilhar, correr atrás, mandar e-mail, puxar saco. Quem não é visto, não é lembrado. Mas não adianta nada encher o saco das marcas no direct e não mostrar PORQUE eles deveriam investir em você. Esteja preparado. Estude seus números. Que cidade você influencia? Quem você influencia? Qual a idade? Quantas pessoas? Estude o seu publico pra vender seu peixe!

🌟 Youtube e Instagram são redes interligadas. Uma precisa da outra e as duas se ajudam. Tem Youtuber maravilhosa que tem um instagram sem graça? Sim. Tem gente famosa no instagram que tentou ser youtuber e deu errado? SIM. Mas não parta desse princípio. Seu instagram é um portfólio! É como um catalogo que você mostra para as marcas. Cuide e se dedique a tirar fotos!

 No começo você vai ganhar algumas coisas e ficar deslumbrado. Mas depois você percebe que não dá pra pagar as contas com shampoo. E agora, Arnaldo? Montar preços, cobrar das marcas, se impor para não trabalhar de graça... Não é fácil e demora para descobrir qual o SEU VALOR.

🌟 Não dá pra fingir carisma. E no YouTube isso conta mais que talento. Algumas pessoas são ótimas maquiadoras. Mas não tem carisma. Pessoas já famosas no Instagram tentaram fazer canais e flopou grande. Por que? Só deus sabe. Qual motivo de tanto Youtuber com conteúdo ruim e famoso? Carisma.

 Tem muito ódio na internet (Já falamos disso aqui!!) Esteja preparado.

Acho que isso é o básico. 

Acredite que é possível! Eu NUNCA imaginei que chegaria aos 100 mil. 

Sou formada em adminstração, ganhava bem... mas era infeliz. Desisti de tudo e fui viver este sonho (mas só fiz o Livinho, mandei patrão ir se * e fui direto pro RH, depois que eu vi que poderia dar certo - já tinha uns 20 mil inscritos). E é sempre válido lembrar que eu tinha uma pessoa ali pra me ajudar com as contas.

Tudo é possível! Sonhe alto, mas sempre com responsabilidade.

E o principal: Ame o que faz. Porque a profissão dos sonhos de alguns, é o terror psicológico de outros. Já pensou se maquiar segunda-feira 9 horas da manhã, só pra tirar foto? Depois de tirar a maquiagem, olhar 100 fotos, escolher uma, passar 40 minutos decidindo a cor, perceber que ela não combina com o seu feed e deletar?

Se você amar o que faz, for dedicado e diferente dos outros. O universo conspira a seu favor! (Ou pelo menos aquelas páginas que repostam fotos bloguerinhas irão).

Vem comigo, que no próximo post falamos sobre como se apresentar para as marcas e quanto cobrar!

E por último, uma música pra largar o emprego e viver da internet (Depois chorar na hora de pagar os boletos): 


Um beijo, 
E muito brigada pelos quase 100 mil inscritos.
Da sua blogueiríssima, 
Marcela

You May Also Like

2 comentários

  1. Amei! Esse texto me incentivou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Minha tia que é publicitaria ficou milionária com esse mercado de blog e youtube, ela criava todo um cenário fictício pra fingir que existia muitas pessoas ganhando muito dinheiro com blog, loja virtual, youtube, e então vendia consultorias para blogueiras, vendia formatação de plataforma, vendia sites, serviços de web designer, e ia criando um monte de produtos milagrosos que prometia fazer a pessoa prosperar, ai a coitada da tonta acreditava, e ia comprando um curso ou serviços atras do outro, tinha cliente que gastava facilmente 10 mil reais, no minimo 2 mil dava pra tirar da tonta. E foi assim que minha tia conseguiu comprar uma casa avaliada em 5 milhões em Bethavile com apenas 5 anos de trabalho... agora a renda caiu bastante, pois tem muita concorrência criando serviços placebo pra arrancar o dinheiro das tontas sonhadores, que acreditam que vão fazer 10 mil de renda trabalhando em casa de pijama, tendo apenas que tirar fotinhas, fazer videos engraçadinhos e participar de festinhas. eu trabalhei como web designer pra minha tia e eu ganhava por comissão, eu fazia de 4 a 7 mil mensal só em comissões, pois essa lenda de renda facil pela internet virou febre e todo mundo quer correr atras dessa ilusão :)

    ResponderExcluir